
SEMINÁRIO TEOLÓGICO METODISTA ORTODOXA
SINCE 2010
SOBRE O STMO

Seminário Teológico Metodista Ortodoxa
"Preparando obreiro aprovados"
O Seminário Teológico Metodista Ortodoxa é uma obra de Fé, comprometida com o Ensino das Escrituras. Nossa tarefa é, essencialmente, contribuir com a formação de homens e mulheres dispostos a servir em a Cristo como um dispenseiro fiel.
Nosso trabalho vai além do acadêmico; encaramos como relevante a formação do caráter cristão e estamos certos de que, somente na dependência do poder do Espírito Santo, é que podemos realizar algo agradável ao Senhor .
Nossa matriz curricular é completa; compreende desde as disciplinas bíblicas-teológicas às de conhecimentos gerais. No entanto entendemos que mesmo aprendendo as línguas originais, nos tornemos eloquentes na teologia sistemática e aptos para discutir qualquer assunto da Bíblia, se não estivermos submetidos ao Senhorio de Jesus, nada disso nos aproveitará.
Convidamos você a estar conosco nessa Escola de Profetas. Se você tem um chamado, nós temos as ferramentas que lhe serão úteis no desenvolvimento desse chamado.
Nossa Filosofia
VISÃO
/
01
De forma ímpar e inspirada na mensagem cristã, atuando na capacitação da sua liderança atual e futura, a fim de viabilizar sua missão transformadora do ser humano de forma integral, embasada nos quatros postulados básicos da reforma: Só a fé nos leva a Deus, só a Graça de Deus nos salva, só Jesus Cristo é o nosso mediador e só a Bíblia é a nossa regra de fé e prática.
MISSÃO
02
/
Prepara e formar obreiros aprovados na Palavra de forma a impactar a nossa pátria e o mundo com o Evangelho de Jesus Cristo.
Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade. (II Tm 2.15)
/
03
VALORES
1. Respeito à fé e aos princípios cristãos;
2. Desenvolvimento de um ambiente de solidário, comunal e unitário com o cultivo do convívio social em termos de respeito e cooperação;
3. Promover uma formação integral da pessoa humana com o desenvolvimento do senso crítico e a autocrítica, sem perda dos valores legítimos do cristianismo, com foco no aluno e na qualidade acadêmica;
4. Busca constante de melhoria da qualidade e da profundidade no ensino, sempre norteado pelos princípios cristãos, valorizando um aprendizado contínuo;
5. Ética, transparência e integridade em todos os atos;
6. Excelência naquilo que fazemos.
Nossa História
FUNDAÇÃO ECLESIÁSTICA
A Irmandade Metodista Ortodoxa foi criada eclesiasticamente em 31 de janeiro de 1934, e registrada juridicamente em 1943, com sede no bairro de Honório Gurgel na cidade do Rio de Janeiro. Foi fundada através do ministério do saudoso Bispo: José Henriques da Matta; teólogo poliglota e na época Professor do Seminário Teológico Metodista, localizado na cidade de Juiz de Fora em Minas Gerais.
MOTIVAÇÃO PARA A FUNDAÇÃO
O primeiro passo nessa direção foi o desligamento de um grupo de professores do Seminário Teológico Metodista, onde lecionavam, por motivo de discordância do conteúdo programático do Seminário, que era na época enviado dos Estados Unidos da América, inclusive José Henriques da Matta era um dos que compunham a equipe de professores. O citado desligamento levou esses homens, por serem pastores e então dedicados exclusivamente ao Seminário, a uma busca de continuidade do exercício de seus ministérios pastorais sem ter que se submeterem a alterações doutrinárias, com prejuízo da mensagem original da bíblia sagrada. Destacamos que o desligamento profissional e a fundação da Irmandade Metodista Ortodoxa não foi fruto de premeditação; por isso o fato não é visto pelos seus participantes como uma divisão por rebelião; mas o primeiro fato citado de forma inesperado ensejou como reação, a busca de restauração do ministério desses homens de Deus através de uma instituição que acolhesse ministerialmente a todos, sem fugir da base doutrinária que sempre norteou a fé de todos desde a origem do Metodismo.
O NOME E SUA RAZÃO DE SER
Como toda instituição precisa ser juridicamente registrada para ter legitimidade pública, e para isso há de ter um nome como Razão Social, foi feito o registro em 1943 com o nome de IRMANDADE METODISTA ORTODOXA que passamos a justificar: Irmandade – Não foi do desejo do seu fundador criar mais uma denominação evangélica, mas sim uma Irmandade de Igrejas que pudesse trabalhar com fins comuns e sem barreiras denominacionais. Metodista – Valorizando os princípios metodológicos e doutrinários defendidos e vividos por John Wesley no século XVIII, fielmente adequados ao vivido e ministrado na Igreja Primitiva que também aprendeu de Jesus, foi mantido o nome Metodista; (com métodos definidos). Ortodoxa – Considerando a razão que deu origem ao surgimento da instituição e demonstrando o desejo de manter fiel a essência das doutrinas bíblicas, foi inserida a palavra "Ortodoxa" Identificando uma doutrina que não sofreu alteração; correta em relação à sua origem. Obs. A ortodoxia inserida no nome não indica para os seus seguidores, proselitismo, supremacia de qualidade nem qualquer comparação com as demais denominações coirmãs, mas uma proposta eclesiástica de conduta que justifique a origem e existência da instituição. Ressalta-se ainda que os Metodistas Ortodoxos sempre fizeram questão de manter plena comunhão com todos os irmãos metodistas, que hoje reconhecem oficialmente a razão que levou os Metodistas Ortodoxos, durante algum tempo, a trabalharem separados; porém, sem oposição alguma quanto à pregação do Evangelho.
NOSSAS RAIZES

